Facebook
Covid-19

COVID-19

Av. Curitiba, 563 - Centro - CEP 86930-000 - São João do Ivaí - Paraná
|
43 3477 8400
|
prefeitura@saojoaodoivai.pr.gov.br
|

ELEIÇÕES

Comarca de São João do Ivaí se prepara para cadastro biométrico dos eleitores

Segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Última Modificação: 02/10/2017 16:27:16 | Visualizada 865 vezes


Ouvir matéria

O cadastramento biométrico dos eleitores de São João do Ivaí, Lunardelli e Godoy Moreira começa no dia 02 de outubro. A coleta de digitais é obrigatório, sendo que quem não comparecer ao Cartório Eleitoral até o dia 15 de dezembro, terá o título cancelado, não podendo votar nas eleições, além de outros impedimentos legais.

A data foi anunciada em reunião com os prefeitos da comarca, ocorrida recentemente. O juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral e coordenador da equipe de apoio da biometria no Estado do Paraná, Marcelo Quentin, participou da reunião com os prefeitos, que aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores de São João do Ivaí.

Na oportunidade, ele pediu a parceria dos municípios na divulgação do prazo para o cadastramento. "Os eleitores precisam ter ciência com esse compromisso, uma vez que a não regularização implica em penalidades", alerta Quintin. A juíza da comarca, Andréa de Oliveira Lima Zimath, e o chefe do cartório eleitoral, Juliano Junior Silvério, também participaram da reunião, dando instruções aos municípios.

Segundo a juíza, a biometria é um sistema mais seguro que dará ainda mais credibilidade ao processo eleitoral. "Com essa modernização, as chances de fraudes são quase nulas. É muito importante que a população vá até o cartório eleitoral para o cadastro biométrico", destaca.

Prevendo que muitas pessoas deixarão de comparecer ao cartório eleitoral para o cadastramento, por conta da indignação com a política nacional, Zimath incentiva os eleitores, dizendo que a mudança depende do voto. "Os eleitores têm o poder de mudar, não adianta escolher pela omissão. Vamos continuar aptos ao processo democrático, fazendo esse cadastramento", incentiva a juíza.

Para fazer a biometria, é necessário que o eleitor leve documento de identificação oficial com foto, comprovante de residência recente em seu nome e comprovante de alistamento militar – para os homens maiores de 18 anos e que vão fazer o primeiro título. Lembrando que o cadastramento nos municípios da comarca de São João do Ivaí, começa no dia 02 de outubro.

O que acontece se eu não fizer o cadastramento biométrico?

Quem não fizer o cadastramento terá o titulo de eleitor cancelado, não podendo votar nas próximas eleições e pode ter problemas como não poder tirar passaporte, não assumir cargos públicos, entre outras situações.

 

 

Fonte: Da Assessoria

 Galeria de Fotos

 Veja Também