Facebook
Covid-19

COVID-19

Av. Curitiba, 563 - Centro - CEP 86930-000 - São João do Ivaí - Paraná
|
43 3477 8400
|
prefeitura@saojoaodoivai.pr.gov.br
|

JOVENS EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS

Escolas Municipais de São João do Ivaí promovem feiras de empreendedorismo

Segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Última Modificação: 03/12/2018 09:32:14 | Visualizada 805 vezes


Ouvir matéria

Na quinta-feira (08), a Escola Municipal Tancredo Neves, de São João do Ivaí, e Nereu Ramos, do Distrito de Luar, realizaram feiras de empreendedorismo, para expor e comercializar os produtos criados pelos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, que receberam a metodologia do Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que é um projeto do Sebrae/PR.

Cerca de 620 crianças participaram das atividades aplicadas durante o ano para fomentar a educação e a cultura empreendedora. São João do Ivaí já recebeu dois prêmios em reconhecimento ao incentivo da prefeitura ao projeto. Diferente do ano passado, as feirinhas estão sendo realizadas individualmente em cada escola e serão abertas para as famílias e comunidade em geral. 

A Escola Municipal Zacarias Góes Vasconcelos, do distrito de Ubaúna, foi a primeira a promover a feirinha, no mês de outubro. Plantas, aromatizantes, sabonetes, pratos doces e salgados são comercializados durante as feiras. O dinheiro arrecadado pelos alunos será usado para atividades de recreação.

A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e responsável pelo JEPP em de São João do Ivaí, Zita da Silva Rodrigues Lima, conta que o projeto foi implantado nas escolas em 2015. No início, houve certa resistência dos professores, que temiam que a aplicação da metodologia tirasse o tempo destinado ao conteúdo pedagógico previsto no currículo regular. “Mas esse medo foi desaparecendo conforme eles perceberam o interesse e envolvimento dos alunos e dos pais nas atividades do projeto”, afirma.

Os conteúdos do JEPP são trabalhados em sala uma vez por semana e as feirinhas apresentam os resultados do trabalho desenvolvido durante o ano para a comunidade. A vice-prefeita, Carla Emerenciano, afirma que as feiras evoluíram com o passar dos anos e que faz questão de prestigiar os trabalhos desenvolvidos pelos professores e alunos.

Na sexta-feira (09), a Escola Municipal Santa Terezinha realizou a feira. O cronograma segue durante o mês de novembro, sendo que as próximas feiras a acontecer são: 22/11 – Escola Municipal Jovita Cruz e 23/11 – Escola Municipal Monteiro Lobato – Distrito de Santa Luzia da Alvorada.

O projeto JEPP é desenvolvido em São João do Ivaí com o apoio da prefeitura, através da Secretaria de Educação, e conta com a parceria da Sala do Empreendedor, Comitê Gestor Cidade Empreendedora e Associação Comercial e Empresarial de São João do Ivaí (ACISJI).

 

Fonte: DA ASSESSORIA

 Veja Também