Facebook
Covid-19

COVID-19

Av. Curitiba, 563 - Centro - CEP 86930-000 - São João do Ivaí - Paraná
|
43 3477 8400
|
prefeitura@saojoaodoivai.pr.gov.br
|

SANEAMENTO BÁSICO

Sanepar apresenta projeto de coleta de esgoto à população de São João do Ivaí

Quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Última Modificação: 02/12/2016 09:33:48 | Visualizada 828 vezes


Ouvir matéria

Com os investimentos da Sanepar, na ordem de R$ 5,266 milhões, o índice de coleta e tratamento de esgoto em São João do Ivaí salta de 20% para 70% de cobertura. Mas, no entanto, tem regiões da cidade que ainda não receberam a liberação da Sanepar para ligação do sistema nos domicílios. Foi para esses moradores que diretores da empresa promoveram uma reunião na noite de quarta-feira (17).

O plenário da Câmara Municipal ficou lotado. A reunião de apresentação do projeto de implantação do sistema de coleta e tratamento do esgoto sanitário foi conduzida pelo gerente regional da empresa, Luiz Carlos Jacovassi e por engenheiros e técnicos que acompanharam as obras no município. Jacovassi, destaca que foram implantados cerca de 30 km de rede coletora, interceptores e linha de recalque, e foi implantada uma nova estação elevatória de esgoto.

A população teve a oportunidade de sanar dúvidas à respeito do esgoto sanitário e foram orientados a procurarem pedreiros e encanadores qualificados para ligação do sistema. "Os moradores devem fazer mais de um orçamento, buscando um preço mais justo, entretanto, não se pode esquecer da qualidade do serviço. É necessário que o profissional respeite os padrões impostos pela Sanepar", frisa.

O contador Romualdo Pereira de Oliveira reside no Conjunto Santa Rita, um dos bairros que foram contemplados pela rede de esgoto. Para ele, o tratamento de esgoto é um grande avanço para a saúde e qualidade de vida de sua família. "O investimento que teremos que fazer para a ligação e a tarifa mensal que pagaremos são compensatórios diante do benefício que teremos", avalia.

O prefeito Fábio Hidek Miura também participou da reunião e destacou que o serviço de coleta e tratamento de esgoto gerará custos adicionais na conta da Sanepar, mas que o serviço é essencial para a saúde pública. "Nossa cidade se destaca entre as poucas do Paraná que tem mais de 70% de rede coletora de esgoto. Isso é avanço e todo serviço requer uma cobrança", enfatiza.

Hidek também lembrou os moradores que o investimento refletirá na melhoria da saúde pública e na recomposição do meio ambiente. "Todos sabem dos benefícios deste investimento. Vamos agora acompanhar os próximos passos da implantação, para que os beneficiários sejam orientados da melhor forma possível e que tenham condições facilitadas para pagamento de qualquer cobrança futura".

No final da reunião, Jacovassi afirmou que as pessoas podem procurar o escritório local da Sanepar para esclarecimentos e orientações quanto a execução das obras de ligação e dos prazos estipulados.

Fonte: Da Assessoria

 Veja Também