Facebook
Covid-19

COVID-19

Av. Curitiba, 563 - Centro - CEP 86930-000 - São João do Ivaí - Paraná
|
43 3477 8400
|
prefeitura@saojoaodoivai.pr.gov.br
|

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Projeto incentiva gosto pela leitura em São João do Ivaí

Terça-feira, 20 de junho de 2017

Última Modificação: 28/06/2017 10:35:33 | Visualizada 1041 vezes


Ouvir matéria

Aliar a literatura infantil com a encenação, fazendo com que a criança deixe de apenas imaginar para ser protagonista, vivendo a própria história. É uma proposta diferente que vem divertindo os alunos da rede municipal de São João do Ivaí. O projeto Contação de Histórias tem sido uma importante e inovadora ferramenta para incentivo à leitura.

Idealizado pelo prefeito Fábio Hidek Miura, há um mês a novidade adentrou às salas de aula. "O poder público tem que ir além dos investimentos no professor, na capacitação, nas estruturas físicas. É fundamental inovar com projetos que façam a diferença na formação dos alunos. Assim pensamos e colocamos em prática através de uma equipe capacitada", afirma o prefeito.

O projeto Contação de História foi implantado inicialmente no Centro de Educação Infantil Vovó Bárbara e nas escolas municipais Tancredo Neves, Jovita Cruz e Santa Terezinha, todas da sede. "Precisávamos fazer uma experiência, por isso que o projeto começou na cidade. Mas, entretanto, diante do sucesso, já estamos organizando para levá-lo às escolas e CMEI′s dos distritos", comenta a secretária municipal de Educação, Daiene Bueno. 

A ação possui formatação pré estabelecida, abrangendo alunos do pré ao 5º ano. "Atendemos uma série por semana de todas as escolas, porque assim facilita a escolha da história que será trabalhada, respeitando o desenvolvimento pedagógico de cada turma", explica a diretora municipal de Cultura, Maiara Ávilas.  

Para desenvolver o projeto nas escolas, Maiara conta com o apoio de um estagiário, integrante do grupo municipal de Teatro. Enquanto os dois profissionais fazem a narração, os alunos são convidados a encenar e recebem figurinos. "Os pequenos atores se divertem com os colegas. Trabalhamos a literatura de forma lúdica, o que tem sido muito prazeroso para todos os envolvidos", conta a diretora de Cultura.

A professora do 4º ano da Escola Tancredo Neves, Maria Castro, recebeu o projeto em sua sala e elogiou a iniciativa. "Maravilhoso! Gostei muito. Eles ouvem, vivem a história na prática e depois vão produzir na escrita. É um estimulo para interpretação e produção de texto". No dia que a reportagem acompanhou o projeto na escola, o livro "em cartaz" foi Chapeuzinho Vermelho.

Biblioteca Municipal

Mas o incentivo à leitura vai além do projeto Contação de Histórias e de outras iniciativas das escolas. No início desse ano, a prefeitura de São João do Ivaí revitalizou a Biblioteca Municipal, que fica anexa ao prédio da secretaria de Educação. "A biblioteca ganhou computadores, foi ampliado o acervo literário e melhorado o espaço físico. As crianças tem um espaço mais cômodo para praticar o que aprendem em sala de aula", enaltece a secretária Daiene Bueno.

 

Fonte: Da Assessoria

 Veja Também