Facebook
Covid-19

COVID-19

Av. Curitiba, 563 - Centro - CEP 86930-000 - São João do Ivaí - Paraná
|
43 3477 8400
|
prefeitura@saojoaodoivai.pr.gov.br
|

PRIORIDADE

Comissão discute construção de cemitério em São João do Ivaí

Terça-feira, 10 de outubro de 2017

Última Modificação: 26/10/2017 10:58:10 | Visualizada 1647 vezes


Ouvir matéria

O Cemitério Municipal de São João do Ivaí não tem mais espaço para a construção de novos túmulos. Esse problema se arrasta por mais de 10 anos, visto que o projeto de um novo cemitério precisa obedecer a vários critérios ambientais e também pode resultar em desapropriação de terra, o que resulta na demora.

Diante da situação insustentável, uma comissão foi criada para acelerar o processo. “Precisamos de um cemitério novo e toda a população cobra isso. Fizemos um compromisso e vamos cumprir, pois é uma necessidade do município. Entretanto, foi formada uma comissão para ajudar nas decisões”, ressalta o prefeito Fábio Hidek Miura.

Segundo o chefe do executivo, muitas questões devem ser debatidas com a sociedade. “Por questões ambientais, por exemplo, não podemos escolher onde queremos o cemitério. Tudo depende da permissão do IAP, que leva em conta a contaminação de nascentes de água”, explica o prefeito, completando que quatro aéreas foram indicadas pela comissão para que o departamento de engenharia faça as medições e busque as permissões do órgão ambiental.

Fazem parte da comissão os vereadores Alessandro Jubanski e Valdomiro Matos, além de lideranças religiosas, comerciantes, profissionais liberais e agricultores. “Esse pleito não pode mais esperar. Talvez, o local estabelecido pelo IAP pode ser distante da cidade ou resultar em desapropriação. Mas queremos que a sociedade entenda que a construção de um cemitério pode fugir das nossas preferências, como a escolha do local”, assinala Hidek.

Os recursos para a construção serão captados através de parceria do Governo do Estado e mais contrapartida da prefeitura.

 

Fonte: DA ASSESSORIA

 Galeria de Fotos

 Veja Também