Facebook
Covid-19

COVID-19

Av. Curitiba, 563 - Centro - CEP 86930-000 - São João do Ivaí - Paraná
|
43 3477 8400
|
prefeitura@saojoaodoivai.pr.gov.br
|

SÃO JOÃO MAIS VERDE

Projeto de Educação Ambiental alcança resultados positivos em São João do Ivaí

Quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Última Modificação: 12/11/2018 23:29:21 | Visualizada 1489 vezes


Ouvir matéria

O Departamento Municipal de Meio Ambiente de São João do Ivaí desenvolve um amplo projeto de Educação Ambiental através de recursos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O projeto teve início no mês de junho de 2018 e foram desenvolvidas diversas atividades em parceria com secretarias municipais, principalmente com a secretaria municipal de Educação.

A programação contou com a realização de Caminhada Ecológica, capacitações da equipe técnica, de agentes comunitários de saúde, professores e alunos da rede municipal, ministradas pelo colaborador do projeto, Dr. Sandro Martins de Oliveira. Ainda teve recolhimento de óleo de cozinha e de resíduos eletrônicos e distribuição de mudas de árvores, dentre outras atividades.

O encerramento do projeto, em parceria com as escolas, aconteceu na manhã de ontem (23), no Parque Lagoa Prateada (Fundo de Vale), com a presença de alunos e professores da rede municipal e a APAE. Na oportunidade, foram premiados os trabalhos desenvolvidos pelos alunos nas categorias Desenho, Frase e Texto. A avaliação dos trabalhos ficou a cargo da secretaria de Educação e de colaboradores.

“Agradecemos aos professores pelo desenvolvimento do projeto com os alunos. Foi muito difícil selecionar, pois todos os trabalhos estão lindos. Parabéns a administração, e em especial ao departamento de Meio Ambiente pela elaboração desse projeto junto a Funasa”, disse a coordenadora pedagógica da secretaria municipal de Educação, Zita da Silva Rodrigues de Lima.

Foram premiados os trabalhos: Desenho – Isadora Albertini Rodrigues – Pré II do CMEI Vovó Bárbara; Frase – Pedro Henrique Cavalare da Silva – 2º ano da Escola Municipal Dr. Nereu Ramos (Luar) e Texto – Eduarda Alves Dias – 5º ano da Escola Municipal Zacarias Góes Vasconcelos (Ubaúna). A premiação foi doada pelo Rotary de São João do Ivaí. 

A técnica de educação em Saúde Ambiental da Funasa, Mirian Cordeiro Martins Pereira Gonçalves, acompanhou o evento e parabenizou o município pelos resultados. “Estamos muito satisfeitos em ver que o investimento gerou bons frutos. A proposta que foi apresentada a Funasa está sendo devidamente cumprida. Todos estão de parabéns”, reforça.

A vice-prefeita, Carla Emerenciano, conversou com os alunos, enaltecendo que eles são multiplicadores das práticas em favor do Meio Ambiente. “Esse trabalho é fundamental, pois desperta nas crianças a responsabilidade em cuidar do meio em que vivem. Elas levam o que aprenderam para dentro de suas casas e influenciam a mudança de hábitos. Projeto de grande valor para a nossa população”, avalia Carla.

Segundo a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Priscila Emerenciano, o projeto colaborou na conscientização da população, principalmente, no que se refere à destinação dos resíduos para o Aterro Sanitário. “A população entendeu a mensagem e está colaborando mais. Os agentes que trabalham no aterro nos relataram que houve uma melhora significativa na separação do lixo reciclável. Esses resultados nos fortalecem para planejar novas ações”, ressalta.

O encerramento ainda contou com sorteio de brindes e distribuição de lanche e refrigerante para os alunos. O departamento de Meio Ambiente segue com o projeto até o final desse ano, visto que ainda existem duas etapas a serem concluídas: a instalação de lixeiras seletivas em todas as escolas municipais e distribuição de sacos de ráfia para todos os munícipes, para serem utilizados no armazenamento do lixo reciclável.

 

 

 

Fonte: DA ASSESSORIA

 Veja Também